18/09/2007

Metodologia Científica - Acepções

A metodologia científica surgiu a partir da necessidade de se compreender melhor a problemática do método, da pesquisa e, naturalmente, do conhecimento.
Como disciplina, foi criada na universidade com diversos objetivos, dependendo do nível e do interesse de cada curso: graduação, especialização, mestrado ou doutorado .
Atualmente, é possível divisar pelo menos cinco acepções do uso da disciplina :
Epistemologia: estuda a forma como o homem se relaciona com o mundo para construir o conhecimento; Envolve aspectos teóricos sobre a ciência, suas diferenças, estruturas e estatutos e estuda também a relação entre o sujeito e o objeto do conhecimento.
Pesquisa: orienta o indivíduo a produzir o conhecimento;
Estudo dos Métodos: reflete sobre os diversos métodos existentes de produção do conhecimento.
Técnica de Estudos: apresenta-se como um conjunto de instrumentos que ajudam na aprendizagem (técnicas de leitura, compreensão de textos, resumos, esquemas, fichamentos, relatórios etc);
Ética do Conhecimento: Discute a objetividade e a neutralidade da ciência, a questão da verdade, a relação ciência e poder, o uso e aplicação do conhecimento, a manipulação das pessoas pelo conhecimento e etc.

2 comentários:

  1. rosilda,
    Esse troço q vc criou é muito legal
    prometo qnd a minha internet estiver funcionando a wilza irá acessar tantas vezes quantas forem necessários. bjs. e vc não respondeu meu ultimo e-mail.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosilda, tal benefício não me surpreende sendo criação sua, pois está mais que justificável, já que és dotada de tão abençoada sapiência, parabéns pelos seus feitos e faço votos que tenha um grande sucesso, um grande abraço de seu amigo Isaac.

    ResponderExcluir