18/09/2007

Ética: uma brevíssima reflexão.

A Ética é uma área de estudo da Filosofia. Portanto, é uma disciplina que exige conhecimento de algumas áreas da filosofia como Ontologia, Antopologia Filosófica e outras.
No nosso cotidiano, a palavra ética ganhou estatuto de coisa séria. É entendida como algo sistematizador das ações tidas como corretas. Varias entidades criaram seu código de atividades profissionais e o intitularam de código de ética profissional. Sendo assim, temos o Código de Ética profissional do Administrador, o Código de Ética Profissional do Contabilista e tantos outros.
A expressão “falta de ética” é empregada para todo e qualquer deslize da conduta humana. Muitos falam que, na política, não se tem ética.
Então, a palavra ética é conhecida de todo mundo mas sem a densidade de significado ou reflexão que a área de estudo requer.
A Ética reflete sobre o que seria o comportamento ideal para os homens.
Uma possível definição de ética é classificá-la como área do conhecimento que reflete as ações do homem à luz da máxima concepção possível do que seria perfeito.
Segundo o filósofo Immanuel Kant, a Ética se impõe a todos. Todos devem fazer o bem e evitar o mal. E isso é um imperativo categórico. É imperativo porque é um dever moral. É categórico por que atinge a todos, sem exceção.
"Age como se a máxima da tua ação se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza”
“Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal”.
“Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio”
Para Kant, não deveríamos fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem a nós, mas o que gostariamos que todos fizessem para todos.

3 comentários:

  1. Olá Rosilda.
    Fiquei muito feliz por teres tomado a iniciativa de fazer um blog... e ainda mais agradado pelos temas que abordaste em 1º lugar. Essa tua cabecinha vale quanto pesa!
    Os meus sinceros parabéns; está escrito tb numa linguagem muito simples e acessivel.
    Por favor continua!
    Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, visitei quase todas as publicações suas neste Blog. Muito útil. Senti falta de publicações de 2013. Não está tendo mais tempo? Também elaborei um Blog: consumidorbematento.blogspot.com.br, talvez interesse. Parabéns pelo seu!

    ResponderExcluir
  3. Visitei quase todas as publicações do seu Blog. Muito útil. Senti falta de publicações 2013. Não está encontrando tempo? Compreendo. Também elaborei o Blog: consumidorbematento.blogspot.com.br e quase não encontro tempo para publicar artigos. Mas, não desisto! Não desista também! Parabéns pelo seu!

    ResponderExcluir