03/04/2009

Água de Lastro



Água de Lastro é a água recolhida no mar e armazenada em tanques nos porões dos navios, com o objetivo de dar estabilidade às embarcações quando elas estão navegando sem cargas.

Em alto-mar, um navio sem lastro pode ficar descontrolado, correndo até o risco de partir ao meio e afundar. A água de lastro compensa perda de peso de carga e de combustível, regulando a estabilidade e mantendo a segurança.

A água de lastro dos navios , descarregadas nos portos , apresenta riscos de estabelecimentos de organismos aquaticos nocivos e agentes patogênicos que pode representar uma ameaça a vida humana, ao meio ambiente e ao equilíbrio dos ecossistemas.

Por ser um problema global, a água de lastro é um dos temas mais importantes nas discussões ambientais da IMO (Organização Marítima Internacional)

Prevenção e Tratamento Um sistema de gerenciamento e controle pode reduzir a propabilidade de introdução de espécies indesejáveis. A troca de água de lastro em alto-mar (profundidade superior a 500 metros) é um dos mais efetivos métodos preventivos, já que, o meio ambiente oceânico não serve de hábitat a organismos de águas costeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário