06/08/2007

A Teoria dos Quanta.

A Teoria dos Quanta é a teoria da física que se refere aos átomos e aos eletrons tomados isoladamente. Está atravessando uma fase de rápido desenvolvimento, mas é provável que ainda esteja bem distante de sua forma definitiva.
Essa teoria é bastante perturbadora para os preconceitos que governam a Física desde os tempos de Newton, pois abalou a fé que se depositava no princípio da causalidade.
A Ciência da Natureza, desde os antigos gregos, afirmava que a natureza segue leis naturais, racionais e necessárias. Sempre negou que houvesse o acaso ou contingência no mundo natural. O acaso para eles seria um fato cuja causa ainda não se conhece ou é apenas uma ocorrência singular que não afeta as leis da natureza. Dado um fenômeno sempre será possível determinar sua causa necessária.(determinismo) Ou seja, podemos conhecer as causas de um fenômeno e os seus efeitos.
Na Física, por exemplo, o calor que é uma causa, dilata os corpos, que é um efeito. O fenômeno da dilatação dos corpos é regular, onde existe calor há dilatação dos corpos.
A teoria dos Quanta abala a fé que se depositava no caráter universal do princípio da causalidade. Considera-se hoje, que talvez os átomos tenham certo grau de livre arbítrio de tal modo que o seu comportamento, não está inteiramente sujeito a leis.
Também, certas coisas que supunhamos como definitivamente estabelecidas, pelo menos em teoria, deixaram, em grande parte de sê-lo.
O determinismo da física clássica baseava-se no fato de que as coisas poderiam ser conhecidas simultaneamente a partir de suas propriedades geométricas ( forma, figura, volume, etc) e de suas propriedades físicas ou dinâmicas.
Estudando-se o átomo de hidrogênio foi possível observar que a quantidade de matéria ou massa não é constante, transforma-se em energia e que esta energia não é constante e além disso, não se transforma em coisa alguma e desaparece.
Descobriu-se ainda, que ao examinar o átomo, dependendo da tecnologia usada e do equipamento, é possível ver-se um corpúsculo, ou ver-se uma onda. Não tem, portanto, forma constante.
E mais, Heisenberg, com seu princípio da indeterminação, descobriu que no nível atômico, conhecer o estado ou a situação atual de um fenômeno ou de um fato, não permite prever a sua situação ou estado seguinte, nem descobrir qual foi a sua situação ou estado anterior.
Isso vai de encontro às idéias tradicionais da física que consideravam como fundamentais as noções de posição e de velocidade: só é possível ver um eléctron quando ele emite luz, e ele só o faz quando salta. Para que saibamos onde ele está, é necessário fazer com que ele se mova.
Heisenberg chegou a conclusão que quando se consegue descobrir a posição não se consegue descobrir a velocidade e vice-versa: “ Uma partícula pode ter posição ou ter velocidade, mas não pode em nenhum sentido exato, ter ambas as coisas.” Há portanto incerteza e indeterminação no fenômeno.
A noção de lei natural, implicava alguém que tivesse feito as coisas do universo, que elas seriam ordenadas e possíveis de serem previstas. Poderíamos esperar dominar a natureza mediante o conhecimento de suas leis, isso transformava a ciência numa fonte de poder. Esta não é mais a opinião de alguns cientistas, segundo estes, o universo é muito mais imprevisível do que se imaginava. A fé na ciência parece estar um pouco mais abalada.
É importante observar que estas teorias da física que estivemos considerando talvez não tenham muita influência sobre as aplicações práticas da ciência. Como colocou Bertrand Russel, quando um geneticista desenvolve uma variedade de trigo que é imune às doenças que destroem outras variedades, a importância dessa descoberta é completamente independente do fato de um átomo ser uma miniatura do sistema solar, uma onda de probabilidade ou um retângulo infinito de números inteiros.
É curioso, portanto, que enquanto esse paradigma da física está minando inteiramente a estrutura da razão aplicada e apresentando-nos um mundo fantástico e até irreal, um mundo mais companheiro da religião, da arte e do amor do que de qualquer outro paradigma da física como por exemplo o mundo ordenado e sólido de Newton, a ciência aplicada está se tornando cada vez mais útil e mais capaz do que nunca de apresentar resultados importantíssimos para a vida humana.

Um comentário:

  1. Rosilda, gostei muito da sua iniciativa, fico muito feliz por saber que vc está muito bém. è bem melhor do que ficar abrindo e feichando porta para a Dra Alessandra e colocando o data Shou para aulas. è pela que estou sem Internet desde que passou o telefone de pulso para minutos fiquei sem ela. Quando a nete via rádio chegar o Benedito Bentes passarei o seu Blog para a Wilza, tenho a certeza que vocês vão trocar figurinhas didáticas. bjs, se ela não usar o seu Blog, uso eu. rsrs.... beijos elivaldo

    ResponderExcluir