15/04/2010

Comportamento receptivo e defensivo

Muitas vezes, diante de uma situação real ou imaginária de perigo, as pessoas normalmente mobilizam suas energias de auto-defesa para enfrentar tal situação. A pessoa passa então, a adotar um comportamento defensivo. Isto é, olhar as pessoas com desconfiança, procurar ver no comportamento dos outros fatos, palavras ou situações que possam reforçar suas defesas.

Estas coisas  impedem a pessoa de se concentrar na mensagem que ela está de fato recebendo e faz com que ela distorça o significado real da comunicação.

Quanto mais uma pessoa se mostra defensiva, menos capaz ela será de perceber os objetivos, valores e emoções que o emissor está tentando transmitir. Por outro lado, quanto mais um clima for receptivo ou ausente de defesa, menos o receptor distorcerá o conteúdo da comunicação. Isso é possível, porque o clima receptivo permite que o receptor da mensagem seja capaz de se concentrar no conteúdo e no significado real da mensagem.

Comportamento defensivo: As pessoas defendem-se inconscientemente da ansiedade que sentem numa situação perturbadora. Podem fazê-lo distorcendo a realidade e enganando a si mesmas. Esses são dois processos subjacentes que Freud denominou mecanismos de defesa. Todos nós usamos desses mecanismos para proteger nossa auto-imagem, o que é bastante comum em nossa vida diária. Temos necessidade de uma auto-imagem positiva, de aprovar nosso comportamento, e justificá-lo quando necessário. Às vezes, a única maneira de conseguir isto é através de processos inconscientes, iludindo-nos e alterando os fatos reais, de modo a preservar a nossa auto-imagem.

Comportamento receptivo: significa perceber e aceitar possibilidades que a maioria
das pessoas ignora ou rejeita prematuramente . É característica  de pessoa de mente aberta e sem preconceitos à novas idéias. A curiosidade é inerente a este tipo de comportamento.Uma pessoa reduz a defesa do ouvinte quando parece estar querendo experimentar e explorar novas situações.

Se a expressão, modo de falar, tom de voz ou conteúdo verbal do emissor parece estar avaliando ou julgando o ouvinte, ele se coloca em guarda. Quando tentamos mudar a atitude de uma pessoa ou influenciar o seu comportamento isso pode ser sentido como uma desaprovação a sua conduta.
Empatia transmite respeito aos problemas do ouvinte e confiança, sem qualquer esforço para mudá-la.

Tentar colaborar na solução de um problema permitindo ao receptor designar seus próprios objetivos, tomar suas próprias decisões cria no ouvinte um clima receptivo. Tentar ocultar seus objetivos ou não deixa-los claro, pode deixar no receptor um clima defensivo.

Se o emissor é visto tendo intenções claras, franco, honesto e se comportando espontaneamente em função da situação, está propenso a gerar uma defesa mínima.

Aqueles que se consideram sabedores de tudo, que não necessitam de informações adicionais tendem a colocar as pessoas em estado de guarda.

Escute atenta e ativamente o outro.

Demonstre respeito e consideração.

Compreenda com empatia o seu interlocutor.

Formule perguntas sem exagerar no interrogatório.

Faça comentários descritivos e não avaliativos.

10 comentários:

  1. Caso uma pessoa for vítima por estas situações no âmbito de trabalho,qual a melhor procedência?

    ResponderExcluir
  2. Goste muito pois, precisa destes conceitos para um concurso que vou fazer, valeu!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ficou ótimo. vocês conseguiram mim ajudar nos estudos sobre o tema .

    ResponderExcluir
  4. adorei ,ótimo que explicação eficiente

    ResponderExcluir
  5. muito obrigada,me ajudou muito !

    ResponderExcluir
  6. Muito bom e bastante esclarecedor!

    ResponderExcluir
  7. Ajudou-me demais!! Muito obrigada !

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente, em alguns casos, dependendo da pessoa, acho melhor se afastar, sempre a conversa tem que ser feita com cuidado, como se tivesse pisando em ovos, temos que escolher as palavras, e, como sempre entendem de forma distorcida, se irritam, te tratam como vítimas, como se você tivesse feito algum mal a elas, em seguida se fecham com ríspida, com argumento que jamais passou na sua cabeça, e isso acaba ofendendo e magoando e somem pra você ter que ir atrás, como se essa atitude, fosse a confirmação de tudo o que a pessoa na defensiva, achou, suposto, pensou, sobre aquilo que você não disse. Parece estranho, mas é bem assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tentamos de tudo e não observamos desbloquear o sistema de defesa, precisamos dar um tempo para nós e para o outro, entrarmos em processo de introspecção. Um processo de autoanálise. Talvez algo não esteja bem conosco ou de fato com o outro. Mas o tempo e o próprio silêncio pode ser importante para dirimir situações nas quais as palavras não obtiveram êxito.

      Excluir