08/02/2009

Hinterland e foreland

O hinterland de um porto é a zona de impacto econômico em terra e define-se por considerações comerciais mais do que simplesmente geográficas. O hinterland é a área que cobre a origem e a destinação do frete utilizando o porto. Ele depende do nível de actividade econômica e da concorrência entre os diferentes modos de transporte assim como da intermodalidade.

O hinterland de um porto é diferente para cada um dos produtos que são transportados. Cada tipo de produto tem uma cadeia diferente de logística. Os produtos que entram tem um hinterland baseado nos consumidores e no seu acesso por transporte. Os produtos que saem têm um hinterland baseado nas zonas de produção.

O foreland do porto é o seu litoral marítimo. O espaço marítimo de projecção no qual o porto entretém laços comerciais. É o conjunto dos mercados alcançados via portos conectados.

O foreland de um porto é constituído por um conjunto de outros portos com os quais se organizam intercâmbios regulares, quer se trate do transporte de passageiros ou de mercadorias.

6 comentários: