06/02/2009

O PRÁTICO

É o profissional que direciona, controla e aponta os rumos seguros de uma embarcação próxima à costa, ou em águas restritas, pouco conhecidas pelo comandante do navio.

O Prático é um aquaviário que conhece as águas em que atua, a geografia local, fatores meteorológicos atuantes e informações correntes do tráfego de embarcações.

A atuação do Prático permite que as manobras de navios de grande porte sejam executadas com máxima segurança dentro dos limites hidrográficos do porto, otimizando o fluxo de embarque e desembarque de cargas sem descuidar dos aspectos inerentes à preservação da vida humana , do meio ambiente, e do patrimônios público e do privado envolvidos nas manobras.

O Prático assessora o Comandante na condução do navio, em áreas restritas, que exigem conhecimento detalhado e atualizado de todas as particularidades locais, tais como correntes e variações de marés, perigos móveis e fixos, ventos reinantes, etc.

A lotação do Prático nos Portos, é fixada pela Autoridade Marítima. –As eventuais vagas são preenchidas por Praticantes de Prático em concurso aberto ao público em geral.

Quando as embarcações estão paradas aguardando a chegada do Prático deverão içar nos seus mastros os sinais de 'Chamada de Prático' e 'Calado do Navio', enquanto estiverem fundeados no Ponto de Espera do Prático. ( Código Internacional de Sinais)

O Prático embarca no navio portando seu rádio VHF, colete salva-vidas e apetrechos pessoais. Quando está a bordo é içada a bandeira vermelha e branca (hotel).

Os Práticos também, assessoram tecnicamente no desenvolvimento de projetos de novos atracadouros, terminais, melhoramentos no acesso e fundeio de embarcações de nova geração, a cada evolução do tráfego marítimo.


Os Vídeos a seguir mostram um pouco do trabalho do Prático:




Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog!

    Devo dizer que você resumiu bem sobre a profissão de Prático, em termos claros a leigos e sem depreciar a classe.

    Grata!

    ResponderExcluir