18/01/2009

Movimentação, transporte e armazenagem de cargas- Unitização

Unitizar uma carga significa unir vários volumes pequenos em um único maior, para facilitar a movimentação, armazenagem e transporte, fazendo com que esta transferência, do ponto de origem até o seu destino final, possa ser realizada, tratando o total de volumes envolvidos em cada Unitização como apenas um volume.

A unitização de cargas pode ser realizada também para granéis líquidos e sólidos nos
próprios veículos transportadores. Desta forma, os produtos com pesos e volumes elevados recebem tratamentos especiais, com enfoque nos veículos de transporte onde são unitizados.

As operações de carga e descarga, para qualquer que seja o produto, têm de obedecer sempre aos mesmos princípios que regem a unitização, isto é, agilização no escoamento de mercadorias.

Dentro do conceito de unitização, inclusive porque os modais cada vez mais requerem este procedimento, várias são as vantagens resultantes, como:
- redução do número de volumes a manipular;
- menor número de manuseios da carga;
- menor utilização de mão-de-obra;
- possibilidade do uso de mecanização;
- diminui avarias e roubos;
- outros...
Na unitização de cargas, quando considerados volumes pequenos e manipuláveis, os principais
tipos utilizados para este procedimento são:
- Pallet
- Container.
É importante ressaltar que há diferença entre o que se denomina como recipiente para unitizaçâo de carga e a unidade de transporte de carga, pois enquanto o primeiro é um equipamento para unitização de pequenos volumes, o segundo trata-se do próprio veículo transportador, que é um recipiente no momento em que está transportando granéis líquidos e sólidos como uma só carga unitizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário