A carga, é um composto de mercadorias protegidas por embalagem apropriada, se for o caso, prontas para o transporte.
Classificações básicas de carga:
01. Carga Geral: é a carga embarcada e transportada com acondicionamento (embalagem de transporte ou unitização), com marca de identificação e contagem de unidades.
Pode ser:
- Solta: inclui os volumes acondicionados sob dimensões e formas diversas, ou seja, sacarias, fardos, caixas de papelão e madeira, engradados, tambores etc.
Nesse caso, há perda significativa de tempo na manipulação, carregamento e descarregamento devido à grande quantidade de pequenos volumes, sujeitos a perdas e avarias, e à variedade de mercadorias.
- Unitizada:é uma carga constituída de materiais (embalados ou não) arranjados e acondicionados de modo a possibilitar a movimentação e armazenagem por meios mecanizados como uma única unidade.
02. Carga a Granel: é carga líquida ou seca embarcada e transportada sem acondicionamento, sem marca de identificação e sem contagem de unidades, tais como petróleo, trigo etc.
03. Carga Frigorificada:é a carga que necessita ser refrigerada ou congelada para conservar as qualidades essenciais do produto durante o transporte, tais como frutas frescas, carnes etc.
04. Carga Perigosa: é a carga que, em virtude de sua natureza, pode provocar acidentes, danificando outras cargas ou os meios de transporte e colocando em risco as pessoas que a manipulam.
As Recomendações para o Transporte de Produtos Perigosos das Nações Unidas, com base no tipo de risco que apresentam, dividem esse tipo de carga nas seguintes classes: explosivos, gases, líquidos inflamáveis, sólidos inflamáveis e semelhantes, substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos, substâncias tóxicas (venenosas) e substâncias infectantes, materiais radioativos, corrosivos e variedades de substâncias perigosas diversas.
05. Neo-Granel: Corresponde ao carregamento formado por conglomerados homogêneos de mercadorias, de carga geral, sem acondicionamento específico, cujo volume ou quantidade possibilita o transporte em lotes, em um único embarque (exemplo: veículos).
TESTE SEU CONHECIMENTOS :
CESPE/UNB- Antaq- 2005
Em relação ao transporte marítimo de carga geral e de granéis, julgue os próximos itens.
1.O transporte marítimo de granéis como petróleo, minério de ferro e grãos, compreende o transporte de grandes lotes homogêneos capazes de ocupar a capacidade total de um navio ou de um porão de navio em linhas regulares e previamente estabelecidas.
2. A utilização de contêineres e de navios especializados(porta-contêineres) no transporte de carga, em substituição aos cargueiros convencionais, permitiu a exploração em escala no segmento de carga geral e ocasionou um expressivo crescimento no porte de navios empregados nesse mesmo segmento.
RESPOSTA:
1.E
2.C
Gostaria de saber a justificativa da questao 1
ResponderExcluirGostaria de saber a justificativa da questao 1
ResponderExcluirEm se tratando de transporte de líquidos, deve ser respeitado o limite de 98% dos tanques. Ou seja, 2% vazio, volume definido como "ulagem", do inglês "ulage". Em virtude dá variação do volume/densidade em função da temperatura. No Brasil adota-se como referência a temperatura de 20 graus Celsius como referência para a medição do volume comercializado.
ResponderExcluir