17/01/2009

Tipos de navios e características físicas

Em face da grande diversidade de cargas que foram sendo objeto de transporte, tanto nacional como internacional, vários tipos de navios foram criados e construídos pela engenharia naval para atender estas necessidades, destacando-se:

General Cargo Ship (carga geral): são navios convencionais, com porões e decks (pisos), destinados à carga seca em geral (pequenos volumes ou volumes paletizados). Transporta qualquer tipo de carga, menos congelada ou que ofereça risco à embarcação;

Reefer (frigorífico): é um tipo de navio com porões devidamente equipados com maquinários para refrigeração e transporte de carga frigorífica ou perecível, tal como carnes, sucos, frutas, verduras, etc. Os porões podem ter controles variados de temperaturas;

Bulk Carrier (graneleiros): consistem em navios especializados no transporte de carga sólida a granel. Tranporta produtos agrícolas, como soja e açúcar; minérios, etc. Assim como os convencionais, podem ou não ter guindastes a bordo;

Os navios graneleiros são agrupados de acordo com intervalos de capacidade de carga, adotando-se quatro grupos, em ordem crescente de volume de carga, ou seja “Handy-Size” , “Handymax”, “panamax ” e ”Cape-Size”.

A capacidade da frota mercante é medida em “Dead Weight Tonnage – DWT (ou tonelagem de peso morto), que é a medida do peso que o navio está projetado para transportar (carga, passageiros, mantimentos, combustível, água etc.).

A tonelagem de peso morto indica o peso de um navio, considerando a carga máxima permitida a bordo, incluindo combustíveis, tripulação e seus pertences, mantimentos, óleos, tanques de água etc. O termo “DWT” pode ser chamado também de “deslocamento carregado” ou deslocamento máximo”.

O conceito de DWT é igual ao de TPB (Tonelada de Porte Bruto)

Tipos de navios graneleiros, em função da capacidade de carga:
HANDY-SIZE: de 20.000 DWT a 34.999 DWT;
HANDYMAX: de 35.000 DWT a 49.999 DWT;
PANAMAX: de 50.000 DWT a 79.999 DWT;
CAPE-SIZE: maior que 80.000 DWT.


  • Handysize: os menores navios de carga, carregam até 40 mil toneladas. São pequenos e muito flexíveis, podendo entrar em praticamente qualquer porto. Normalmente têm um guindaste próprio, o que facilita seu uso em portos muito pequenos, mesmo aquemesmo aqueles sem guindastes. Os mais comuns são de 32 mil toneladas com calado de 10 metros (parte submersa).
  • Handymax (ou Supramax): também considerado uma subcategoria dos handysize, o handymax tem normalmente entre 150 e 200 m de comprimento, tem em média 4 guindastes próprios e carregam no máximo 50 mil toneladas.
  • Panamax refere-se aos navios que tem tamanho máximo aceitável para transitar através das eclusas do Canal do Panamá, as quais limitam a largura em, aproximadamente, 32,3 metros, o comprimento em 275 metros, e a profundidade (calado), em 12 metros.

Tipo:Panamax

  • Cape-size refere-se a grande largura ou profundidade de navegação exigidas por esse tipo de navio, que excedem os limites das eclusas dos canais do Panamá e de Suez.

Tipo: Capesize bulk carrier
Os  navios tipo cape-size possuem duas rotas típicas: do Oceano Atlântico para o Oceano Pacífico (ou vice-versa), contornando a América do Sul via cabo Horn; e do Oceano Atlântico para o Oceano Índico (ou vice-versa), contornando a África via Cabo da Boa Esperança. Por exemplo, realizam transporte de minério de ferro do Brasil para o extremo oriente.

Full Container Ship (navio porta-container): é um tipo de navio especializado no transporte de containers, comportando todos os tipos (dry, reefer, tanks, plataforma, etc), cujos porões são denominados bays, divididos em colunas (rows) formadas através de células guias e
compostos por várias camadas (tiers) que indicam a altura dos containers embarcados.

Full Container
Roll-On Roll-Off (Ro-Ro): tipo de navio com uma rampa na popa (parte traseira do navio) ou proa (frente do navio), por onde os veiculos (com carga ou vazios), por ele transportado,
entram e saem de bordo diretamente para o cais do porto.
Roll on roll of
São os navios em que a carga entra e sai dos porões e cobertas, na horizontal ou quase horizontal, geralmente sobre rodas (automóveis, ônibus, caminhões) ou sobre veículos (geralmente carretas, trailers, estrados volantes, etc.). Existem vários tipos de RoRos, como os porta- carros, porta-carretas, multi-propósitos, etc., todos se caracterizando pela grande altura do costado e pela rampa na parte de ré da embarcação.

Tanker (navio-tanque): navio especialmente construído para o transporte de carga liquida a granel, com divisões em porões, permitindo que em caso de problemas em alguns dos porões, seja possível evitar maiores danos e continuar o transporte com os produtos nos demais compartimentos.
Tipo Tanker
Transportam petróleo bruto e produtos refinados (álcool, gasolina, diesel, querosene, etc.). Se caracterizam por sua superestrutura a ré e longo convés principal quase sempre tendo à meia nau uma ponte que vai desde a superestrutura até a proa. Essa ponte é uma precaução para a segurança do pessoal, pois os navios tanques carregados passam a ter uma pequena borda livre, fazendo com que no mar seu convés seja "lavado" com frequência pelas ondas.

São equipados com sistemas de descarga (bombas e redes de alta capacidade), sistemas exclusivos de drenagem para descarregar o máximo possível de carga, sistema de gás inerte que visa, pela diminuição do nível de oxigênio dentro dos tanques, evitar incêndios e explosões.

Passageiros: São os navios que tem a finalidade única de transportar pessoas e suas bagagens. Possuem uma estrutura voltada ao lazer, como restaurantes de luxo, cassinos, bares, cinema, boite, lojas, piscina, salão de jogos e ginástica, etc
Tipo: Passageiros
Porta aviões: Um porta-aviões é um navio de guerra cujo papel principal é servir de base aérea móvel. Permite, portanto, que uma força naval possa projetar o seu poderio áereo a grandes distâncias, sem necessitar depender de bases terrestres (fixas) para os aviões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário