É a atividade de movimentação de mercadorias nos conveses ou nos porões das embarcações principais ou auxiliares, incluindo o transbordo , arrumação da carga, peação e despeação , bem como o carregamento e a descarga das mesmas,quando realizadas com equipamentos de bordo.
Transbordo: movimentação de mercadorias entre duas embarcações.
Peação: fixação da carga nos porões ou conveses da embarcação visando a evitar sua avaria pelo balanço do mar.
Despeação: desfazimento da peação.
De acordo com o trabalho que executam, os estivadores recebem uma das seguintes denominações funcionais:
Contramestre-geral ou do navio – coordena os trabalhos em todos os porões do navio, de acordo com as instruções do operador portuário e do comandante do navio,dirigindo e orientando todos os estivadores a bordo.
Contramestre de terno ou de porão – dirige e orienta o serviço de estiva em cada porão de acordo com as instruções do operador portuário, do comandante do navio ou do representante no porto, do planista ou do contramestre-geral ou do navio.
Sinaleiro ou “Portaló” – orienta o trabalho dos operadores de aparelho de guindar , por meio de sinais. Ele fica em uma posição em que possa ver bem tanto o local onde a lingada é engatada como aquele em que é depositada, e onde possa ser visto pelo guincheiro ou guindasteiro.
Guincheiro – trabalhador habilitado a operar guindaste. No porto denomina-se genericamente os operadores dos aparelhos de guindar de terra como guindasteiros, sendo trabalhador de capatazia. No caso do operador de aparelho de guindar de bordo, este é comumente chamado guincheiro e é trabalhador da estiva.
Tecnicamente, guincheiro é, o operador do guincho, equipamento presente somente nos paus-de-carga. Entretanto, tornou-se denominação comum a todos os operadores de equipamentos de guindar de bordo.
Motorista – o que dirige o veículo quando este é embarcado ou desembarcado através de sistema roll on/roll off (ro/ro) . Ressalte-se que é praxe nessa operação haver a troca de motoristas quando o veículo toca o cais. Sai o motorista da estiva e entra o motorista da capatazia, que conduz o mesmo até o pátio de armazenagem.
Sistema roll on/roll off é um sistema de operação de carga e descarga sobre rodas ou esteiras, efetuado por meio de rampas, utilizando os meios de locomoção do equipamento transportador ou da própria carga, quando se tratar de veículo automotor. Ex.: carga ou descarga de automóveis e carga ou descarga de mercadoria dentro de caminhões (os caminhões entram a bordo por meio de rampas e aberturas no costado).
Operador de equipamentos – estivador habilitado a operar empilhadeira, pá carregadeira ou outro equipamento de movimentação de carga a bordo.
Estivador – trabalhador que, no carregamento, desfaz as lingadas e transporta os volumes para as posições determinadas em que vão ser estivados. No descarregamento, traz os volumes das posições onde estão estivados e prepara as lingadas.
Lingadas são amarrados de mercadorias correspondentes à porção a ser içada por guindaste ou pau-de-carga.
Peador/despeador ou conexo – trabalhador que faz a peação/despeação.Trabalhador com certa especialização, visto que muitos trabalhos fazem uso de técnicas de carpintaria (escoramento da carga com madeira).
Cada equipe de trabalho a bordo é denominada terno. Normalmente em cada porão, em que haja movimentaçãode mercadorias, há um terno de trabalhadores escalado.
Antes da Lei nº 8.630/93, a composição dos ternos era definida com base na Resolução nº 8.179/84 da Superintendência Nacional da Marinha Mercante(SUNAMAM). Embora a nova lei tenha estabelecido que a composição dos ternos deva ser objeto de acordo ou convenção coletiva entre os sindicatos obreiros e o sindicato representante dos operadores portuários, em alguns portos continua sendo utilizada esta resolução.
Nos ternos padrões de estiva estão incluídos um contramestre de terno ou de porão, sinaleiros, guincheiros e estivadores, e, quando for o caso, poderão ser requisitados também operadores de empilhadeiras ou pá-carregadeira, no caso de rechego.
Rechego ou Trimmed , é arrumação, distribuição. O embarcador deve espalhar e nivelar a mercadoria. Isso é necessário em virtude de que a carga, ao ser colocada no navio, se concentra na boca do porão, formando um pico, impedindo a acomodação de um volume maior no veículo transportador.
O operador portuário, se julgar necessário, poderá requisitar, a seu critério,operários estivadores suplementares para reforço aos ternos estabelecidos.Qualquer que seja o número de ternos em operação, será requisitado apenas 1 (um) contramestre geral por embarcação principal, sendo proibida a acumulação em duas (2) ou mais embarcações, simultaneamente.
As atividades de estiva e capatazia são bastante similares, sendo as tarefas e funções de ambas basicamente iguais. Entretanto, o elemento diferenciador é o local do trabalho: se a bordo, é competência da estiva; se em terra, é competência da capatazia.
Foarte interesant ce ai postat.M-am uitat pe blogul tau si imi place ce am vazut chiar e frumos si interesant.Felicitari si sigur am sa mai revin!
ResponderExcluirgostei das informacoes
ResponderExcluirObrigada pelos comentários, continue nos prestigiando com sua visita.
ResponderExcluirda hora
ResponderExcluirQueria uma vaga na ESTIVA para trabalhar pode ser de dia ou noite
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