Conferência de carga é a contagem de volumes, anotação de suas características (espécie, peso, número, marcas e contramarcas), procedência ou destino, a verificação do estado das mercadorias, assistência à pesagem, conferência do manifesto , e demais serviços correlatos, nas operações de carregamento e descarga de embarcações.
Manifesto de carga é um documento que acompanha a carga, individualizando e quantificando. Também é conhecido como bill of lading.
De acordo com o trabalho executado, os conferentes de carga e descarga recebem as seguintes denominações: conferente-chefe, conferente de lingada ou porão,conferente-rendição , conferente-ajudante, conferente de balança , conferente controlador , conferente de manifesto e conferente de plano .
A atividade do conferente de carga e descarga, inclusive do conferente-chefe e do ajudante, restringe-se a uma só embarcação por operação de carga e descarga, não se admitindo, portanto, que ela abranja simultaneamente duas ou mais embarcações.
A atividade de conferência de carga e descarga é feita no interesse do operador portuário e dos trabalhadores avulsos, pois o documento dela resultante, o tallie ,servirá de base para a apuração da produção e conseqüentemente da remuneração.
Tallie é um documento em que consta toda a mercadoria ou contêineres embarcados ou desembarcados, incluindo suas características, pesos e volumes.
Essa atividade sempre se desenvolveu a bordo e ao costado das embarcações,nitidamente diferenciada de uma outra conferência que se fazia exclusivamente em terra – conferência de capatazia. O conferente realizava uma outra conferência, no interesse das administrações dos portos, com vistas à cobrança das tarifas portuárias.
Conferente-rendição: conferente que permanece de reserva para o caso de uma substituição eventual de algum conferente.
Coferente de balança: utilizado nas movimentações de granéis sólidos em que a mercadoria é quantificada por pesagem em balanças. Antes do advento das balanças modernas, que imprimem relatórios automáticos, era necessário que um trabalhador permanecesse anotando o peso de cada lote de carga.
Conferente-controlador: às vezes é confundido com o planista, mas o controlador verifica os locais a bordo em que a carga vai sendo estivada, controlando sua correta localização. Atente-se que uma carga estivada em local inadequado, poderá resultar em prejuízos quando da desestivagem, pois outras cargas terão que ser deslocadas ou removidas para outros porões para que a carga em questão possa ser manuseada.
Conferente-plano: chamado de planista. É aquele que, em teoria, elabora o plano de estivagem dacarga, ou seja, onde e como a carga vai ser estivada. Em teoria, porque o responsável por essa atividade é o comandante da embarcação, que responde perante o armador pelos prejuízos que possam advir.
Algumas vezes, inclusive, os armadores contratam profissionais especializados na elaboração do plano de carga ou estivagem (os supercargos).
Supercargo (Planner) é uma denominação usada em relação a navios fretados por tempo. Quando as companhias de navegação afretam um navio para reforçar a frota e, fazendo determinada linha, geralmente os Armadores acertam no contrato o embarque de uma pessoa de sua confiança, para acompanhar as operações de carga, descarga e estivagem. Essa pessoa, geralmente de larga experiência na linha que o navio afretado irá fazer, é portanto conhecedora de todos os cuidados necessários para movimentação nos portos de escala de navio
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